Conteúdo
ToggleA 6ª geração de conexão surgiu para atender à demanda crescente do uso de internet em dispositivos
2022 está na área e boa parte do país e do mundo está conectada. Os números não mentem: de acordo com dados do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), cerca de 424 milhões de dispositivos estiveram em uso em 2020 no Brasil – entre smartphones, notebooks, computadores e tablets.
Nesse sentido, a criação do WiFi 6 veio como uma espécie de resposta à expansão do uso da internet. Basicamente, isso significa que os usuários esperam conexões cada vez mais rápidas e seguras.
Leia também:
WiFi para hotel: saiba como fidelizar seus hóspedes
WiFi Marketing: 5 benefícios para sua empresa!
WiFi Social: o que é e por que as empresas devem aderir?
A expectativa para o uso dessa tecnologia em 2022 é grande entre as empresas do setor. Sendo assim, confira o que você precisa saber sobre o tema!
WiFi 6 – Performance otimizada da geração
O WiFi 6 – também conhecido como 802.11ax – tem como base as melhores características do padrão 802.11ac, permitindo que as novas redes sejam muito mais rápidas, flexíveis, escaláveis e eficazes. Só para ilustrar: possui esse nome porque estamos nos referindo à sexta geração do Wi-Fi.
É um grande passo para a área tecnológica, pois promete que access points suportem volumes maiores de informações. Além disso, garante a melhoria na experiência em redes LAN sem fio padrão.
Sua largura de banda pode chegar até 1,2 gigabits por fluxo, entregando até 8 fluxos por dispositivo. Ok, mas o que isso quer dizer?
Simplificando, o WiFi 6 pode oferecer 4x a largura de banda do que o Wi-Fi 5, no mínimo.
WiFi 6 – O que será possível fazer com tamanho upgrade?
Com mais rapidez e estabilidade na rede, a cobertura será expandida e permitirá que os roteadores se comuniquem com outros dispositivos de maneira simultânea. Os gargalos de comunicação, por sua vez, também serão reduzidos.
Para completar esse pacote de benefícios, acredite: o WiFi 6 promete ser mais econômico do que atual. Ou seja, quando seu celular estiver preparado para essa atualização e se conectar com um roteador também compatível, parte da bateria gasta no uso da internet será poupada – graças a um recurso chamado de “Target Wake Time”, que faz com que o dispositivo programe horários para verificações de status.
Não podemos esquecer de um fator chave: a segurança. Os roteadores que disponibilizarem a tecnologia da sexta geração precisarão ter suporte para a Criptografia WAP3. Com esse reforço de proteção, os dispositivos dificilmente serão hackeados. Outros recursos também são exigidos, tais como OFDMA, 1024-QAM, Beamforming e MU-MIMO. Sem eles, a Wi-Fi Alliance não concederá a certificação.
Sobre a criptografia, especificamente, é importante frisar que o padrão atual não exige a camada de bloqueio, o que deixa a rede mais propensa a ataques.
O Brasil é o pioneiro do uso do WiFi 6 com OpenRoaming
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), do estado de São Paulo, foi o primeiro do mundo a disponibilizar o WiFi 6 com OpenRoaming – a atualização permite que os viajantes, funcionários e passantes pelo local se conectem à rede pública oferecida de forma rápida e segura, utilizando apenas um login e senha para todas as empresas ligadas ao padrão. Em outras palavras, não é mais preciso lidar com diversos cadastros para se conectar em pontos diferentes da viagem.
Em contraste com o assunto, um estudo realizado pela Wi-Fi Alliance aponta que os dispositivos compatíveis com o WiFi 6 serão responsáveis por quase 80% das vendas da categoria em 2022.
A Wispot está atenta ao que há de melhor no mercado
Nossa equipe trabalha constantemente para prover inovação e tecnologia aos nossos clientes. Disponibilizamos redes Wi-Fi para pequenas, médias e grandes empresas, entendendo que uma conexão de qualidade começa com segurança, suporte e agilidade nos processos de implementação e uso.
Para entender melhor a forma como trabalhamos, visite nosso site ou entre em contato pelo número (11) 3646-2980.