Conteúdo
ToggleSeja para viagens de férias ou para trabalho, os hotéis deixaram de ser apenas um lugar para os viajantes descansar após um longo dia. Agora, além de oferecer um espaço com cama confortável, chuveiros e um telefone, eles também precisam disponibilizar um acesso a redes WiFi com qualidade.
Para entender o tamanho da importância da internet para os hospedes, uma pesquisa feita pelo site de acomodações Agoda.com, registrou que 55% dos viajantes preferem ter WiFi gratuito ao café da manhã incluso no preço de cada diária. Isso só reforça a necessidade de ter uma rede que realmente funciona e não apenas para afirmar que há internet disponível no local.
Embora isso pareça ser algo básico, há muitos lugares que ainda cometem erros quando o assunto é conectividade. Para você entender melhor e evitar que isso aconteça no seu espaço, trouxemos 4 erros para serem evitados no WiFi em hotelaria. Confira abaixo!
Só manter o WiFi em hotelaria – áreas comuns
Imagina só a cena: O hóspede chega no hotel, faz o seu check-in e, ao entrar no quarto, descobre que, diferente do lobby e da área do restaurante, o WiFi não funciona por lá. Não há dúvida que a sensação experimentada por ele será de frustração.
Um estudo realizado pela Accor, traz que 70% dos entrevistados gostam de WiFi gratuito e dentro do quarto ao se hospedarem em hotéis. Por isso, garanta uma experiência completa, leve a conectividade para os quartos e evite o descontentamento.
WiFi em Hotelaria: Achar que isso não vai atrapalhar na avaliação do seu hotel
O WiFi do seu hotel pode até não funcionar, mas de quem está buscando informações sobre ele, funciona. Atualmente, há diversos sites que contam com avaliações de estadia de pessoas no mundo inteiro. Por isso, não pense que isso vai passar batido.
A mesma pesquisa da Accor citada acima, também apresenta informações de que 70% dos participantes disseram que não voltariam a se hospedar no hotel, caso o serviço de internet fosse ruim. Ou seja, a sua economia de hoje, pode ser a dor de cabeça de amanhã. Invista em uma internet de qualidade e, somando a outros fatores como bom atendimento e conforto, o seu hotel terá o melhor marketing de todos, o da indicação, também conhecido como ‘boca a boca’.
Esquecer da manutenção
Outro erro bem comum nos hotéis é fazer a instalação do WiFi e esquecer da manutenção da rede. Para que o acesso continue operando de forma satisfatória, é preciso que periodicamente um profissional ou uma empresa especializada faça um atendimento. Além disso, é interessante ter alguém para auxiliar em casos de imprevistos, como uma falha no acesso no quarto de um dos hóspedes.
Não conhecer o perfil dos seus hóspedes
Você já sabe que ter uma rede funcionando e com manutenção em dia é essencial para uma experiência satisfatória do hóspede. Mas além disso, o que mais pode ser um ponto positivo para aperfeiçoar essa relação? Conhecer o seu público!
Com a ajuda de ferramentas direcionadas, é possível obter informações das preferências dos viajantes que passam pelo hotel. Tempo de permanência no espaço, idade, gênero e até conteúdos de interesse são alguns dos dados que podem ser armazenados e usados no futuro para garantir o a satisfação do hóspede.
Mas para que tudo isso seja realizado da melhor maneira possível, é indispensável que você busque que por empresas que utilizem de técnicas seguras e de atuem de acordo com a lei “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018”, como é o caso da Wispot. Por meio de big data, disponibilizado através de WiFi, a plataforma da Wispot traz informações sobre todos que passaram pela rede.
Em suma, não há como fugir. Para ter hóspedes felizes, é preciso investir em um bom atendimento e em boas instalações. Com uma rede WiFi em hotelaria, o viajante poderá trabalhar sem se preocupar em perder uma reunião por falta de internet, assistir aquele último episódio da sua série preferida sem receber spoiler e até jogar aquele game online que tanto gosta.